- 20 de maio de 2026
Crédito: instragram SEPROMI
Juntamente com a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, participou da inauguração da primeira Casa da Igualdade Racial da Bahia, no Pelourinho, em Salvador. O evento, que aconteceu no dia 2 de junho, contou com representantes sociais e autoridades políticas, como o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o equipamento terá uma equipe multidisciplinar nas áreas de direito, serviço social, psicologia e comunicação. O espaço oferecerá acolhimento humanizado, orientação jurídica e apoio psicossocial para vítimas de racismo, além de oficinas de empreendedorismo negro, atendimentos do programa de crédito CrediAfro e capacitação profissional.
A Casa da Igualdade Racial foi instituída pelo presidente Lula, a partir do Decreto nº 12.514 de 2025. O espaço também servirá para a ocupação de movimentos, coletivos e associações comprometidas com a agenda antirracista no estado baiano.