05 de dezembro de 2024, 12:12:16

Em seminário, parlamentares lançam grupo de trabalho sobre educação antirracista

Iniciativa reunirá membros do legislativo federal para incentivar a formulação de políticas educacionais antirracistas


Em seminário, parlamentares lançam grupo de trabalho sobre educação antirracista

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Parlamentares, especialistas em educação e organizações sociais ligadas ao tema realizam nesta quarta-feira (27) um seminário, em Brasília, para debater e formular diretrizes antirracistas nas políticas públicas de ensino. Durante o evento será lançado o Grupo de Trabalho (GT) de Educação Antirracista, que reunirá membros do legislativo federal para formulação de políticas educacionais antirracistas.

O seminário será um espaço de escuta de organizações da sociedade civil sobre educação e combate ao racismo. O objetivo é formular propostas para a inclusão de diretrizes antirracistas nas políticas públicas, especialmente no Plano Nacional de Educação (PNE).

Já estão confirmados no evento os deputados Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente da Educação, Dandara Tonantzin (PT-MG), coordenadora da Frente Antirracista, Pedro Uczai (PT-SC), coordenador do GT do PNE na Frente da Educação.

Participarão especialistas em educação, parlamentares, professores, pesquisadores e gestores públicos, que vão debater temas como desigualdades raciais na educação brasileira, a aplicação de leis para garantir ensino de cultura afro-brasileira e indígena e transferência de recurso para educação antirracista.

GT da Educação Antirracista

O grupo vai funcionar dentro da Frente Parlamentar Mista Antirracismo e trabalhará em coalizão de duas frentes de trabalho já existentes no Congresso Nacional: o GT do PNE e o GT de Educação para Relações Étnico Raciais, da Frente Parlamentar Mista da Educação. O objetivo é articular propostas comuns para a criação de uma política educacional inclusiva e antirracista e incluí-las no PNE.

A iniciativa marca um avanço significativo no enfrentamento das desigualdades raciais na educação, consolidando a atuação de frentes parlamentares e sociais em prol de uma política educacional mais justa e representativa.

Fonte: Alma Preta


Mais