21 de novembro de 2024, 03:28:47

Com a presença de Cida Bento, evento gratuito discute educação antirracista nas escolas e no mercado de trabalho


Com a presença de Cida Bento, evento gratuito discute educação antirracista nas escolas e no mercado de trabalho

Entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, o CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) promoverá a terceira edição do ‘Encontro Diálogos Antirracistas: Educação, Equidade e Democracia’, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O evento gratuito e aberto ao público, reúne instituições da sociedade civil, lideranças negras, empresas e demais organizações para discutir temas como a participação política da juventude negra, a construção de um sistema judiciário antirracista, a equidade racial no trabalho e a educação antirracista como prática pedagógica e de gestão. É necessário inscrição no site.

Entre os nomes confirmados estão Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante de uma universidade federal no Brasil, como reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e a escritora e ativista Cida Bento, autora do livro ‘O Pacto da Branquitude‘.

“A participação da população negra em uma sociedade plenamente democrática e a prática da educação antirracista são caminhos de enfrentamento a esse cenário. Um dos principais objetivos do encontro é gerar o intercâmbio de conhecimentos sobre a equidade racial entre movimentos sociais, em especial coletivos e organizações negras, profissionais da educação, parcerias do CEERT, instituições empregadoras e demais pessoas interessadas”, compartilha Daniel Bento Teixeira, Advogado, Diretor executivo do CEERT e Membro da Comissão de Direitos de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB-SP.

Programação: premiação de educadores antirracistas e apresentações culturais.

A programação inclui oficinas, painéis e rodas de conversa trazendo para o centro de discussão o protagonismo da população negra na defesa da Democracia. Educadores terão um amplo espaço para trocar para sobre práticas pedagógicas e gestão escolar antirracista.

O evento também conta com a premiação dos professores indicados para o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, que visa identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas e de gestão, nas cinco regiões do país, que buscam a equidade racial e de gênero na Educação Básica.

Serão premiados 16 educadores. As pessoas premiadas receberão aporte financeiro, materiais didáticos, formação docente e equipamentos para a escola. As práticas finalistas e premiadas serão organizadas em uma publicação de referência em educação antirracista.

O evento também celebrará a cultura negra com apresentações culturais de Baile Black Bom, slam de Mel Duarte e pocket show do sambista Arlindinho. Arlindinho encerrará o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero. Programação completa aqui

A realização do evento conta com o apoio institucional do Sesc São Paulo, MEC e Instituto Federal de São Paulo.

Fonte: Mundo Negro


Mais