- 26 de janeiro de 2026
Crédito: Reprodução internet
O caso aconteceu durante uma competição na cidade de Itajaí.
Os tenistas Luis David Martínez, da Venezuela, e Cristian Rodriguez, da Colômbia, foram presos em Itajaí por crime de injúria racial durante o Itajaí Open, que aconteceu durante os dias 18 e 25 de janeiro.
Segundo o site G1, os atletas foram vistos realizando ofensas a torcedores dentro de quadra, com movimentações que imitavam um macaco, além de proferirem xingamentos com conteúdo racista direcionados a um funcionário do clube onde ocorria o torneio.
De acordo com a Polícia Militar, a situação começou após a dupla perder a partida para dois brasileiros. O tenista venezuelano, de 36 anos, ainda em quadra, se dirigiu à torcida com gestos discriminatórios, imitando um macaco ao coçar as axilas.
Algumas testemunhas que estavam no local relataram aos policiais que o atleta colombiano foi quem chamou o funcionário de “macaco”.
Em nota, a organização repudiou o racismo e informou que o ocorrido durante o jogo de duplas no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar, que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira.
No Brasil, o crime de injúria racial é tratado como grave, com pena prevista de 2 a 5 anos de prisão e multa.