05 de fevereiro de 2025, 03:44:54

Brasil lidera 1ª cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza com ministros africanos

Evento em maio reunirá autoridades agrícolas da África para troca de conhecimento e fortalecimento de políticas de combate à fome


Brasil lidera 1ª cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza com ministros africanos

Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, durante coletiva à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (30). Durante a ocasião, Lula afirmou que o Brasil sediará, em maio, uma reunião com ministros da Agricultura de países da África para discutir propostas de erradicação da fome. — Ricardo Stuckert/PR

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa liderada pelo Brasil e aprovada durante a presidência brasileira do G20 em 2024, realizará seu primeiro grande evento em maio. O encontro reunirá ministros da Agricultura de países africanos para discutir estratégias de combate à fome e à pobreza por meio do compartilhamento de experiências e políticas públicas. A informação é da Agência Brasil.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) durante uma conferência de imprensa. Segundo ele, a reunião será uma oportunidade para apresentar boas práticas agrícolas brasileiras e promover o intercâmbio de conhecimentos. 

Uma aliança global para erradicar a fome

Além do evento principal, o governo brasileiro pretende organizar uma reunião técnica coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é compartilhar conhecimento técnico e científico para auxiliar os países africanos no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a produção de alimentos.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já conta com a adesão de mais de 80 países, incluindo a União Africana, a União Europeia e instituições financeiras e internacionais, além de organizações filantrópicas e não-governamentais. No total, são 148 membros fundadores, entre eles Portugal.

A iniciativa busca coordenar ações e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais voltados para a erradicação da fome e o desenvolvimento sustentável. O financiamento de políticas públicas e a promoção de modelos agrícolas eficientes e resilientes estão entre os principais focos do projeto.

A liderança brasileira na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza reforça a posição do país como referência internacional na implementação de políticas de segurança alimentar e combate à pobreza. Durante os mandatos anteriores de Lula, o Brasil adotou programas como o Fome Zero e o Bolsa Família, que se tornaram modelos para diversas nações.

Fonte: Alma Preta


Mais