- 1 de agosto de 2025
A Casa da Favela na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) 2025 em Paraty (RJ). — Divulgação/Agência de Notícias das Favelas (ANF)
A Casa da Favela, projeto da Agência de Notícias das Favelas (ANF) que promove a literatura marginal e periférica, participa pela terceira vez da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), até 3 de agosto de 2025, em Paraty, no Rio de Janeiro. A programação reúne atividades culturais, escritores, artistas e exposições.
Nesta edição, o coletivo apresenta o tema “Favela no Multiverso”, que propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de ser e estar na favela. A proposta destaca o território periférico como um espaço plural, atravessado por saberes ancestrais, tecnologias e formas cotidianas de resistência, manifestadas por meio da arte, do pensamento periférico e da literatura.
A programação tem início com a mesa “Julho Delas: Um trânsito entre a escrita, o corpo-político e a emancipação”, reunindo potentes vozes femininas para discutir a escrita como ferramenta de resistência e transformação. O debate será mediado por Mônica Nega e contará com a participação de Dandara Suburbana, Dani Balbi, Jandira Feghali e Auritha Tabajara.
Entre os destaques da programação está a exposição-instalação “Serpente do Mundo”, da artista e escritora Káliman Chiappini. A obra propõe um percurso sensorial que convida o público a refletir sobre os ciclos de opressão e libertação, que atravessam os corpos marginalizados.
Haverá ainda o lançamento do livro “GRITA! Histórias & Poemas de Impacto”, de autoria do escritor Káliman, uma obra que conecta poesia, prosa e memória para evocar a dor, a beleza e o grito coletivo das margens. O prefácio é assinado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, referência no cenário nacional.
Serviço
Data: de 30 de julho (quarta-feira) a 3 de agosto (domingo).
Horário: das 9h às 23h
Endereço: Rua Ten. Francisco Antônio, 28 — Centro Histórico, Paraty (RJ) (antiga Rua do Comércio).
Fonte: Alma Preta