- 30 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Instagram
Celebrado nesta quarta-feira (29), o Dia Nacional da Visibilidade Trans é um marco fundamental na luta pela igualdade e pelo respeito aos direitos da população trans no Brasil. Instituída em 2004, a data serve como um lembrete da importância de reconhecer e valorizar a diversidade humana, combatendo a transfobia e a discriminação.
Ao longo dos anos, o Dia Nacional da Visibilidade Trans tem sido um espaço para celebrar as conquistas alcançadas, como a permissão do uso do nome social em documentos e a garantia do direito à cirurgia de redesignação sexual no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a luta continua, pois a população trans ainda enfrenta inúmeros desafios, como a violência, o preconceito e a falta de oportunidades.
Para celebrar o trabalho de comunicadores da comunidade trans, compartilhamos 10 perfis, selecionados pelo Transmídia Jornalismo em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) para você conhecer e acompanhar.
Alana Rocha
@alanarochareporter
Jornalista, repórter, apresentadora e pós-graduada em comunicação organizacional com ênfase em assessoria de imprensa.
Ma
@eumaleri
Jornalista, analista de imprensa, social media, repórter de política no Valor Econômico com passagem na Anistia Internacional Brasil e Estadão
Arthur Bugre
@arthurbugre
Jornalista, palestrante e professor, idealizador e administrador do perfil @homenstransnegros e colunista no @estadodeminas.
Sanara Santos
@sanara.ara_
Jornalista e cofundadora da Transmídia, foi a primeira mulher trans e negra a liderar uma organização de jornalismo no Brasil na @enoisconteudo, onde é diretora do Laboratório Énois.
Stefan Costa
@ostefancosta
Influencer, criador de conteúdo e colunista na @vozdascomunidades
Giovanna Heliodoro
@transpreta
Historiadora, criadora de conteúdo, apresentadora na @diatv e cofundadora do @transbaile.
DaCota Monteiro
@dacotamonteiro
Atriz, comediante, performer, criadora de conteúdo e drag queen.
Kairos Castro
@kaosdekairos
Escritor, poeta, apresentador, organizador do @transsarau e coordenador cultural do @ibratsp.
Leonardo Peçanha
@leonardombpecanha
Doutorando em saúde coletiva, pesquisador, escritor, ativista e organizador do livro “Transmasculinidades negras – Narrativas plurais em primeiro pessoa”.
Formigão
@formigao.real
Escritor, poeta, ativista, criador de conteúdo e pesquisador
Fonte: Mundo Negro