- 24 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Esta semana comemoraremos 2.024 anos da passagem de um ser por este planeta que deixou um legado transformador na história. Sua mensagem de amor, aceitação e inclusão transcende barreiras sociais, étnicas e culturais, demonstrando que todos somos diversos e iguais e, portanto, essa diversidade deve ser tratada com igualdade e respeito.
O exemplo este que já se deu em seu nascimento, com a visita dos três Reis Magos, representantes autênticos da diversidade cultural e étnica e racial, afinal a história mostra que eram de diferentes origens: Gaspar, o branco, da Europa; Melquior, o negro, da África; e Baltazar, o asiático. Essa diversidade enfatiza a universalidade da mensagem de Jesus que, sendo judeu, pregou amor e respeito a todos, independentemente de origem, condição social ou religião.
Ele buscou os marginalizados, os pobres e os doentes, oferecendo esperança e redenção. Sua mensagem foi dirigida a todos, sem distinção. Um exemplo notável é a acolhida a Maria Madalena, uma mulher discriminada e estigmatizada. Cristo a recebeu com amor e respeito, demonstrando que todos merecem uma segunda chance. Essa atitude desafiou as normas sociais da época. A vida de Jesus é um testemunho poderoso da importância da diversidade e inclusão em nossas vidas. Ele mostrou que todos são filhos de um só ser, merecendo respeito, amor e oportunidades iguais.
Embora através dos séculos sempre tentaram deturpar sua imagem e seus ensinamentos, como, por exemplo, apresentá-lo como um homem branco e de olhos azuis, mesmo nascendo ele em uma região de sol escaldante e quase impossível uma pessoa com essas características étnicas nascer ali, e mais, apesar que durante séculos, sobretudo na Idade Média, a perseguição, a tortura o assassinato eram realizados em seu nome, assim como quatro séculos de escravização negra a principal justificativa dessa barbárie era que negros não tinham alma, e por isso precisavam ser batizados com a ordem da Santa Sé, para serem humanizados e depois escravizados.
A palavra de amor, fé e esperança desse homem sobreviveu e sobrevive até hoje onde ainda continuam blasfemando em seu nome.
Mas os exemplos de amor, fé, pluralidade, diversidade e inclusão presentes na história e o legado deixados por Cristo têm sido e são as bases de qualquer cultura de paz, de respeito, às diferenças e da construção de sociedades mais justas e igualitárias, onde todos têm lugar e valor.
Por fim, a receita está aí, há mais de dois mil anos, onde diversidade e inclusão foram implementadas pelo maior líder religioso, político, social e humanista que a humanidade já viu, sem que ele nunca atribuísse a si essa liderança porque também a humildade era uma, senão a principal, característica deste grande líder. É dia de festejar o seu nascimento. Feliz Natal!
Texto publicado na CNN Brasil e na Revista Raça
Fonte: Revista Raça