- 13 de novembro de 2024
Rainha Diambi Kabatusuila, do povo Bena Tshiyamba da República Democrática do Congo. — Foto: Divulgação
Diambi Kabatusuila vai passar três dias em Salvador e compartilhar experiências sobre o modelo educacional baseado na filosofia africana e na cultura congolesa.
A rainha Diambi Kabatusuila, do povo Bena Tshiyamba da República Democrática do Congo, está na Bahia nesta semana e vai participar de eventos em alusão ao Novembro Negro. Ela desembarcou em Salvador na noite de segunda-feira (11).
Na agenda dos três dias da visita real a Salvador, estão eventos no Colégio Edvaldo Brandão Correia, na região das Cajazeiras; na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula; e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no bairro do Barbalho.
Diambi Kabatusuila vai compartilhar experiências sobre o modelo educacional baseado na filosofia africana e na cultura congolesa, promovendo intercâmbio cultural e de experiências.
A rota afro Congo-Bahia também será discutida pela rainha durante a passagem pela capital baiana, em um evento com a participação de convidados, agências de turismo, representantes de instituições culturais afro-brasileiras, de afoxés, blocos de Carnaval, entidades de empreendedorismo negro e parceiros.
A rainha da República Democrática do Congo também tem encontro marcados com gestores de outras instituições, lideranças religiosas de matriz africana e representantes institucionais e culturais afro-brasileiros.
Durante a passagem por Salvador, Diambi Kabatusuila estará acompanhada de integrantes da Associação Recreativa Comunitária Afoxé Filhos do Congo e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).
Fonte: g1 Bahia